Empreendedor Digital: Um novo modelo de trabalho

Muito se fala hoje em dia sobre o Empreendedor Digital, mas o que é exatamente isso, como funciona e quais a vantagens de entrar no mundo digital, criar um negócio online?

Empreendedor Digital é um modelo de negócio onde a pessoa oferece um produto ou serviço através da Internet, ou seja, através de um meio digital.

empreendedor-digital

No Brasil o Empreendedor Digital é uma modalidade nova, que começou provavelmente há 4 anos e vem crescendo rapidamente por ser uma grande oportunidade de trabalho.

Em outros países como Estados Unidos já se trabalha há muito mais tempo com o Empreendedorismo Digital.

Um negócio que poderá  render um salário compensador,  existem até casos de pessoas  que largaram seus empregos para se dedicar a este novo modelo de trabalho.

Já foi o tempo em que a Internet era apenas um divertimento ou um entretenimento, ou um lugar para se fazer pesquisas e buscar informações, agora ela abre espaço para grandes negócios digitais.

Como Funciona o trabalho de Empreendedor Digital:

O Empreendedor Digital trabalha para si, geralmente no conforto da sua casa, em um Home Office, ele faz seu próprio horário de trabalho, ele é o próprio patrão.

Existem várias formas de se trabalhar nessa modalidade, mas quero frisar aqui duas das principais delas que são:  desenvolvedor de produtos e vendedor de produtos.

O Desenvolvedor de Produto

É aquele que cria seu próprio produto como cursos e livros digitais, entre outras coisas e passa a comercializá-los pela Internet através de sites, blogs, lojas virtuais.

Neste caso ele deverá ter a responsabilidade pelo produto de sua autoria. Como ele ganha?  Ele ganha com a venda dos produtos.

Um professor de Inglês, por exemplo, ele cria suas estratégias e passa a dar aulas pela Internet. Outro exemplo muito comum na Internet é a pessoa que gosta de cozinhar ela passa a ensinar a sua arte pela Internet.

O Vendedor de Produtos de Terceiros

É aquele que se torna um parceiro ou afiliado de produtos, ele vende os produtos de outros através de seu site, blog, e-mails, etc.

Neste caso acima é mais simples, mas ele precisa conhecer muito bem o produto, aquilo que está vendendo, pois, o seu sucesso depende do conhecimento e da credibilidade que ele transmite para o comprador, o seu cliente. Como ele ganha? Ele ganha com a comissão dos produtos que vende.

Algumas das vantagens de ser um Empreendedor Digital:

Como já dito, é um trabalho com possibilidade de grandes retornos financeiros, mas tudo depende do esforço, do conhecimento e da habilidade que a pessoa tem.

Quanto mais a pessoa investe em conhecimento e quanto mais ela se especializa na área, mais aumenta suas chances de um bom retorno financeiro.

Outra grande vantagem do empreendedor digital é que o profissional pode iniciar quase sem investimentos financeiros, começando apenas com seu computador e com a Internet.

É o caso daqueles que trabalham como afiliados, uma vez que existem ferramentas e aplicativos totalmente grátis para quem está começando, e à medida que o negócio vai crescendo a pessoa poderá investir em novas ferramentas, novas tecnologias.

Mas é um tipo de trabalho que para se ter êxito ou lucro trabalha-se muito, é engano pensar que a vida do Empreendedor Digital é moleza, geralmente a pessoa trabalha 8 horas por dia ou mais, principalmente quando se está começando.

Exemplos de Grandes Empresas que trabalham com Empreendedorismo Digitai:

Muitas empresas físicas de renome também já estão vendendo através de lojas virtuais é o caso das lojas Americanas, Casas Bahia, e por aí vai, visto que a procura pela compra através da Internet cresce a cada dia.

Há também aqueles que trabalham especificamente só com lojas virtuais, é o caso das lojas Submarino, Amazon, Netshoes, entre outras.

Qualquer profissão ou qualquer arte poderá ser transformada em Empreendedorismo Digital, ou seja é possível você transformar aquilo que você sabe fazer de melhor, a sua paixão em empreendimento digital.

Para isso basta ter o conhecimento das ferramentas apropriadas como site ou blog, criatividade e domínio para transmitir ao publico alvo o seu produto/serviço.

O Empreendedor Digital também poderá registrar seu negócio

Trabalhar em casa ou trabalhar individualmente é um negócio como qualquer outro,  e quando o negócio começar a deslanchar é muito importante você fazer o registro da empresa, que pode ser como MEI, Microempreendedor Individual.

As vantagens de ter um negócio cadastrado são as facilidades administrativas que você encontrará pela frente, como em bancos, em plataformas de afiliados que exigem a formalização do negócio depois de um determinado valor que a pessoa passa a ganhar.

Mas não é nenhum bicho de sete cabeças registrar um pequeno negócio,  alias este tipo de negócio é isento de despesas e tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL).

No Sebrae você encontra todas as informações para se legalizar o seu negócio, com CNPJ, previdência e assessoria do Sebrae.

Considerações Finais:

Para quem deseja entrar nesse ramo de negócio é essencial que entenda os detalhes de como funciona cada modalidade de negócio.

É importante também a escolha de um nincho de mercado, além de compreender sobre Marketing Digital pois os dois andam juntos, Empreendedorismo Digital e Marketing Digital. `

É importante frisar que este artigo é apenas um resumo deste tipo de negócio, mas para ter sucesso e ter um negócio de fato rentável é necessário muito preparo e paciência, acima de tudo é preciso estudar muito.

E para isto existem cursos de ótima qualidade desenvolvidos por pessoas que alcançaram sucesso e que ensinam o passo a passo de como se montar um negócio online do zero.

Se você deseja aprender como montar um negocio na Internet,  eu indico o curso Fórmula Negócio Online, nele você encontrará o passo a passo para iniciar seu negócio, são vários módulos de aulas e você poderá fazer este curso sem sair de casa.

Para conhecer mais sobre o curso acesso o link abaixo onde tem todas as explicações:

empreendedor digital

Os ganhos nem sempre chegam nos primeiros meses, pois não se ganha dinheiro rápido e fácil na Internet como se pensa.

Mas com os preparos adequados, com os cursos certos e com dedicação é possível sim alcançar uma renda mensal neste mercado promissor e conquistar sua independência financeira.

Veja outros artigos neste blog sobre:  6 MOTIVOS PARA TRABALHAR EM CASA.

Obrigado

Quer aprender algo novo? Trabalhar pela Internet? Eu tenho muitas opções para você!

Digite seu E-mail e receba grátis meu E-book com os primeiros passos para MONTAR SUA ESTRUTURA DE TRABALHO ONLINE. 

Fabiana

Fabiana Amaral, Consultora Digital e apaixonada pelo conhecimento. Acredito que o mundo digital é uma das grandes oportunidades do momento. Meu objetivo é ajudar pessoas a alcançarem seus sonhos através do trabalho pela Internet. Vem comigo produzir digital.

Website: http://www.produzirdigital.com

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *